sexta-feira, 3 de setembro de 2010

CHAMADO OU CONVIDADO?


TEXTO CHAVE: 1Crônicas. 13:7-11

"E levaram a arca de Deus sobre um carro novo, da casa de Abinadabe; e Uzá e Aiô guiavam o carro.
“Davi, e todo o Israel, alegravam-se perante Deus com toda a sua força; em cânticos, e com harpas e com alaúdes, e com tamboris, e com címbalos e com trombetas. E, chegando à eira de Quidom, estendeu Uzá a mão, para segurar a arca; porque os bois tropeçavam.
Então, se acendeu a ira do Senhor contra Uzá, e o feriu, por ter estendido a mão à arca: e morreu ali perante Deus.
“E Davi se encheu de tristeza de que o Senhor houvesse aberto brecha em Uzá; pelo que chamou àquele lugar Perez-Uzá, até o dia de hoje."

Havia uma ordem expressa de Deus de como a Arca deveria ser transportada, obviamente que o Rei Davi foi tomado de uma euforia tão grande ao ponto de não dar a devida importância a essa ordenança de Deus por a arca está retornando para Jerusalém e da maneira de como aquele trabalho deveria ser executado.
A arca representa a presença de Deus, o pacto de Deus com o povo de Israel, e a presença de Deus em nós não pode ser tratada com desdém, mas quero me ater aqui à atitude desse soldado chamado Uzá como paralelo para a nossa reflexão.
Ele foi um coadjuvante que se deu mal na história de um adorador que por causa do seu entusiasmo exacerbado num determinado momento da sua trajetória tratou as coisas de Deus como coisas comuns. Davi teve a mesma atitude dos filisteus quando levaram a arca, eles a colocaram num carro novo, desta mesma maneira ele procedeu, trazendo a arca num carro novo igualando-se assim aos filisteus, consultou os seus oficiais menos a Deus. Quando Uzá tocou na arca foi fulminado imediatamente, talvez o coração dele tivesse o propósito de proteger a arca, mas ele enfrentou as conseqüências do seu pecado. Conselho de amigos e colegas não pode substituir a direção de Deus.
Deus deixou muito claro que a arca era para ser levada pelos levitas e não há nenhum registro de que Uzá fosse um levita.
Por causa deste episódio o rei Davi lembrou-se de que a obediência a Deus é maior e mais importante do que o seu entusiasmo.
Talvez esse homem imaginasse que se ele não permitisse que a arca caísse seria condecorado, os louvores seriam para ele, seria visto e reconhecido por todos pelo seu feito.

A minha reflexão é: Você é chamado ou convidado?

Quantas pessoas hoje estão nas igrejas buscando fazer o que Deus não mandou e o que Deus não comissionou?

Será que só posso fazer algo na casa de Deus se alguém está presenciando para poder me dar o louvor?

É muito comum na igreja as pessoas optarem apenas pelo ministério de louvor, ou de dança, quando são perguntados acerca do seu chamado. Fico intrigado como temos tantos músicos, instrumentistas, dançarinos, e tão poucos introdutores, intercessores, missionários, pessoas que se preocupem em cuidar dos utensílios da casa de Deus, e o mais importante cuidarem de vidas.
Se não estiver sendo visto não é ministério, para mim ministério é: Fazer o que ninguém quer fazer e ir aonde ninguém que ir.
Os chamados tocarão na arca por que são os responsáveis por trazer a presença de Deus a congregação e permanecerão fazendo, os convidados não serão fulminados, mas serão retirados para adorar a Deus aonde Ele os chamou.
Uzá morreu, mas a casa de Obede-Edom onde a arca foi guardada foi abençoada, isso nos mostra os dois aspectos do poder de Deus: Ele é perfeitamente amoroso e perfeitamente justo.
Ore, busque de Deus o seu chamado e obedeça, não seja pedra de tropeço dentro de um ministério ao qual você não foi chamado, o seu líder de louvor pode até não saber o seu chamado, mas certamente saberá se você é apto ou não.

No Amor do Pai que nos faz um,
David Oliveira

3 comentários:

  1. Shalom David
    Que O Eterno de Israel te guarde, te abençoe e te fortaleça nesta caminhada que muitas vezes encontramos pedras e espinhos. Mais podemos pisar com toda força quando somos guiados pelo Senhor que nos carrega e nos fortalece a cada momento. Que sempre possa tocar na Arca com o coração puro, pois existem muitos ventos de doutrina em relação ao louvor. Principalmente com a onda gospel, que muitas vezes não tem unção e ficam iguais aos que estão no mundo (e criticam tudo). Guarde o teu coração nesta caminhada cuidando-te de euforia, precipitação e que cada passo dado neste projeto seja depois de dobrar o joelho com tremor e temor porque D'us é Santo Justo e Misericordioso.

    ResponderExcluir
  2. Grande irmão Davi, gostei de suas postagens me sinto muito pequeno ainda para estipular comentários que talvez não posso sustentar.Mas vos digo que costumo ouvir críticas, algumas são alto-reflexivas. Ainda mais quando são para o bem!-falo isso porque também costumo expor meus pensamentos que muitas vezes são visto como crítica.

    ResponderExcluir
  3. David esta questão é muito forte,pois muitos optam pelas coisas que acham mais "faceis ou divertido" e esquecem de ouvir o que Deus quer de fato,e acabam por não fazer direito,claro Deus não te chamou para ser servido e sim para O servir.
    Simone(FACESA)

    ResponderExcluir