terça-feira, 21 de setembro de 2010

DEUS USA PESSOAS IMPROVÁVEIS PARA REALIZAR COISAS IMPOSSÍVEIS


DEUS USA PESSOAS IMPROVÁVEIS PARA REALIZAR COISAS IMPOSSÍVEIS

TEXTO: MT.10:1-8

“E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.”


Nesta passagem, Jesus instrui seus discípulos sobre o objetivo de sua missão, a essência de sua mensagem, os trabalhos que deveriam realizar, os equipamentos que deveriam usar e os procedimentos a ser seguidos.
Jesus concede aos seus 12 discípulos o PODER delegado que Ele mesmo possuía, ou seja, “autoridade” para o ministério messiânico ir à diante em direção à cura do mal, expulsar demônios, curar os enfermos e todo mal, sem essa autoridade que Cristo outorgou nada se realizaria.

Como o Senhor poderia ter escolhidos esses doze homens?
O que eles tinham de especial para serem escolhidos?
Se eles não têm diplomas, títulos, status, por que foram escolhidos?

Nos dias atuais seria mais ou menos assim:

Como o pastor foi capaz de escolher esses doze para serem discípulos da 1ª geração?
O que o pastor viu neles?
É por que tem dinheiro? São formados? Tem diplomas?

O propósito de Jesus na escolha de seus discípulos não estava ligado a nenhuma dessas perguntas, mas sim, na possibilidade concreta naquele tempo de usar pessoas sem nome, sem cargos, sem títulos, sem diplomas, pessoas talvez marginalizadas na sociedade, para realizar por intermédio de suas vidas coisas impossíveis. Isto não quer dizer que o Senhor não possa usar pessoas que tenham status, dinheiro, diploma, etc.

Dentro da visão humana talvez nem eu e nem você escolhêssemos os discípulos que Jesus escolheu para anunciar o Reino de Deus. Você escolheria um pescador truculento com Pedro que poderia negá-lo também para trabalhar com você? Um incrédulo como Tomé? Um traidor como Judas? Certamente que não, mas Jesus consegue enxergar além das aparências e usa quem Ele quer, “Ele pega as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são.” (1coríntios 1: 27,28)
Diferentemente de nós que julgamos as pessoas e emitimos juízo de valor. Jesus escolhe pescadores, coletores de impostos, políticos, líderes, liderados, cultos e incultos.
Quando você sentir-se pequeno ou desprezado por alguém no seu trabalho, na sua igreja, na sua casa ou em qualquer lugar e por mais humilde que você seja, Deus vai usar uma  pessoa comum como você para realizar a Sua obra que é incomum e extraordinária.

Você é um improvável de Deus neste tempo e no lugar onde você se encontra. Nos dias de hoje tem muita gente querendo fazer muitas coisas na igreja, participar de tudo, só não querem ser; ser discípulos de Jesus, ter um coração ensinável e obediente, então, antes de FAZER precisamos SER.
Que Deus continue levantando os seus improváveis nesta geração para realizar as coisas impossíveis. Os propósitos dEle são perfeitos e assim como usou a vida de Noé, a vida de Abraão, a vida de Moisés e de tantos outros, Ele também vai usar a sua vida. Desarme-se dos seus argumentos, das suas murmurações, da sua intelectualidade, dos seus achismos e aliste-se no exército dos improváveis de Deus para continuar realizando coisas impossíveis aos olhos humanos.

No Amor do Pai que nos faz um,
David Oliveira

6 comentários:

  1. Amém!! Eu sou um improvável, mas quero ser usado e capacitado por Deus... Jr. Gusmão

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse texto, que Deus continue abençoando.

    Yêda

    ResponderExcluir
  3. Deus não chama os capacitados,mas capacita os escolhidos. Aleluia!!!!!!!

    Yêda

    ResponderExcluir
  4. ESTE PROJETO É DE DEUS, E ELE VAI CONTINUAR ABENÇOANDO A SUA VIDA PARA ALCANÇAR OUTRAS VIDAS ATRAVÉS DO LOUVOR. QUE DEUS TE ABENÇOE PODEROSAMENTE.

    ResponderExcluir
  5. YÊDA MATTOS DIZ:

    ESTE PROJETO CERTAMENTE NASCEU NO CORAÇÃO DE DEUS, E VAI PROSPERAR DE MANEIRA SOBRENATURAL, VAI NA TUA FORÇA, POIS, DEUS É CONTIGO!

    ResponderExcluir
  6. Creio que quando o Senhor escolheu os Seus discípulos Ele sabia exatamente quem chamar, porque chamar, em qual momento e para que finalidade. Assim, também chamou Paulo, Nabucodonosor, Ciro, Moiséis, Davi, Ester, Filipe, etc. Pessoas com perfis diversos, mas feitos pelo mesmo oleiro. Foi Ele quem nos criou para um propósito. A cada um com características e dons diferentes mas criaturas do mesmo Deus. E, assim como nos chama nos capacita e direciona para aquilo que deseja fazer nas nossas vidas e nas de outras pessoas.
    Ele nos chama pelo nome como à cada uma das estrelas que criou e assim como as estrelas nenhum de nós deve faltar.
    “Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará. Isaías 40:26”
    Que o Senhor continue lhe capacitando para cumprir o seu chamado.

    ResponderExcluir