segunda-feira, 7 de março de 2011

LÍNGUA INDOMÁVEL



    TEXTO CHAVE: Tg 3:1-17

1 Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo.
2 Pois todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, esse é homem perfeito, e capaz de refrear também todo o corpo.
3 Ora, se pomos freios na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, então conseguimos dirigir todo o seu corpo.
4 Vede também os navios que, embora tão grandes e levados por impetuosos ventos, com um pequenino leme se voltam para onde quer o impulso do timoneiro.
5 Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia.
6 A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniqüidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno.
7 Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gênero humano;
8 mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal.
9 Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
10 Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convêm, meus irmãos, que se faça assim.
11 Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa?
12 Meus irmãos, pode acaso uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira figos? Nem tampouco pode uma fonte de água salgada dar água doce.
13 Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria.
14 Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
16 Porque onde há ciúme e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má.
17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
   

REFLEXÃO

Enquanto líderes somos responsáveis por influenciar positivamente aqueles que ensinamos, orientamos e lideramos. Na cultura judaica a profissão de ensinar era muito respeitada, muito mais do que os dias atuais e como mestres as suas palavras e exemplo afetavam a vida espiritual de todos aqueles que estavam sendo ensinados. Tiago os advertiu acerca do glamour que era ensinar, mas também da grande responsabilidade que vinha junto com esse privilégio.

Tudo o que dizemos e às vezes o que não dizemos influenciam a vida das pessoas, saber o momento de falar é fundamental, não devemos apenas expressar o que queremos no tempo certo, mas também não dizer aquilo que não deve ser dito.
Provérbios 22:1 , diz: Mas digno de ser escolhido é o bom nome do que muitas riquezas; e a graça é melhor do que  a riqueza e o ouro.
Quem possui uma língua mentirosa profere apenas engano, profere coisas opostas à verdade, profere falsidade, vive uma pirataria espiritual e com isso desagrada a Deus, pois d’Ele nada conseguimos esconder. Perdemos a confiança das pessoas quando a verdade se manifesta e o nosso nome termina sendo manchado perante os homens.
Devemos estar atentos, vigilantes para que de nossas bocas não saiam coisas boas e ruins ao mesmo tempo, devemos perseverar para falar somente coisas boas por que a Bíblia diz que “De uma mesma boca procede à bênção e maldição. Meus irmãos não convêm que isto se faça assim” (Tiago 3:10).

Se Deus não se agrada da língua mentirosa, devemos nos libertar deste mal para desfrutar da manifestação do poder de Deus em nós e por nosso intermédio, por que "O lábio da verdade permanece para sempre, mas a língua da falsidade, dura por um só momento".  (Provérbios 12:19).

A verdade ela é invariável e imutável por estar exatamente relacionada com o caráter de Deus. Pelo fato de Deus ser a verdade podemos confiar em Sua palavra para nos guiar.
Palavras faladas com ira são como pregos, que são pregados numa tábua, depois que são retirados deixam as cicatrizes que podem destruir um relacionamento que levou anos para se estabelecer e nos trazer a sensação de que mais tarde podemos nos desculpar imaginando que as cicatrizes sumirão.
Na igreja de Jesus existem muitos crentes “pregos” e muitos crentes “tábuas”, não podemos ser descuidados com o que falamos por que as palavras são como o fogo, e é difícil reparar os danos causados por ele.
Quando queremos somos corretos e agradáveis no falar e isso enche o coração do Pai de alegria, mas às vezes somos como uma potente metralhadora, altamente destrutiva.
A nossa língua retrata a nossa natureza pecaminosa, muito embora tenhamos sido criados à imagem e semelhança do Altíssimo. Ele trabalha incansavelmente para gerar em nós uma transformação poderosa de dentro para fora. Deus nos tirou da terra do Egito e agora está tirando o Egito de dentro de nós.

Você tem falado o que não deve a alguém?

A sua língua está afiada ao ponto de você deixar de falar mal dos outros e com ousadia e intrepidez pregar o Reino de Deus?

Você tem emitido juízo de valor a alguma pessoa? (Pai, Mãe, Filhos, irmãos, colegas de trabalho, Faculdade, Ministério)

Você já tem o coração purificado pelo Espírito Santo?

Então o Espírito Santo irá lhe conceder o domínio próprio para que você possa falar para as pessoas palavras que agradem ao coração do Pai.
A verdade é para ser dita, mas existem verdades que não precisam ser ditas.


No A mor do Pai que nos faz um,

David Oliveira

Um comentário:

  1. Realmente, aqueles que estão em posição de liderança possuem uma responsabilidade inerente a esta posição e não privilégio. Especialmente porque líderes são pessoas que têm grande capacidade de influenciar, positiva ou negativamente. A história da humanidade está cheia de bons e maus exemplos de grandes líderes (Mahatma Gandhi, Hitler, Martin Luther King, etc.), muitos deles grandes oradores como Adolf Hitler (bom exemplo do que um homem pode fazer com a palavra). Porém, cada pessoa deve ter noção da responsabilidade que se tem em relação ao que se fala ou deixa de falar. Devemos estar atentos ao que falamos para as pessoas, ao que falamos sobre as pessoas, e ainda, ao que deixamos de falar às pessoas. Isto porque muitas vezes estamos tão preocupados com os nossos problemas ou envoltos no nosso próprio mundo que deixamos de perceber as pessoas. Cumprimentamos, falamos automaticamente um “a paz do Senhor, um “bom dia”, um “oi” e seguimos adiante. Muitas vezes isto é tão automático que nem vemos realmente o outro e, com isto, deixamos de sentir os pedidos de socorro às vezes implícitos. Perdemos a oportunidade de ouvir as dificuldades ou felicidades do outro ou de apenas abençoá-lo com um pouco do nosso tempo.
    Precisamos, assim, pedir ao Senhor Jeová que nos dê sabedoria. “Mas a sabedoria que vem do alto...” para que o nosso falar proceda dos sentimentos dos nossos corações refletindo esta sabedoria que “é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.” E o nosso agir mostre pelo bom procedimento obras em mansidão de sabedoria.
    Quero deixar aqui um trecho de uma mensagem constante do site Portal do altíssimo:
    “Nunca deixes que as tuas obras de justiça ultrapassem os teus pequenos atos de compreensão. Tudo quanto as tuas mãos possam executar isso não deve preceder as expressões gentis de um coração compassivo.”
    Que o Senhor nos permita ter um coração cheio de Seu Espírito e a língua afiada para com ousadia e intrepidez pregar o Seu Reino, pois milhões de vida ainda precisam de Deus.

    ResponderExcluir