quinta-feira, 15 de março de 2012

HÁ UNIDADE NA IGREJA?



TEXTO CHAVE: (Jo. 17: 1-21)

Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;
Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.
E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.
E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.
Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti;
Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.
Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e nisso sou glorificado.
E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.
Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.
Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.
Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.
E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.



Reflexão:

Vemos aqui a oração sacerdotal de Jesus Cristo, que de maneira clara, ora por si, pelos discípulos e pelos futuros crentes.
Percebemos ainda mais, que o mundo é um campo de grandes batalhas onde os que estão sob a autoridade de Deus estão em guerra. Pela Sua palavra Ele revela que o Pai manteve os eleitos a salvo do poder do inimigo, tornando-os puros e santos por intermédio da Sua palavra. (a oração de Jesus).
Na essência do texto está intrínseco que Jesus falava claramente sobre a unidade da igreja, por isso orava pelos discípulos e pelos futuros crentes (cada um de nós).
Mais a pergunta é: Há unidade na igreja? Há verdadeiramente esta unidade que professamos?
Segundo o dicionário da língua portuguesa o significado de unidade é: Qualidade do que é um ou único, homogeneidade, conformidade, igualdade.
A base da unidade que verdadeiramente agrada a Deus requer de nós que nos santifiquemos diante do pecado deste mundo.
De posse dessas informações podemos refletir sobre esse texto.
Vamos ver o que esta palavra nos revela:
“E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste”.

Aqui começa a estreitar para todos nós enquanto cristãos, porque quando se fala de unidade a ideia que se tem, é desta unidade só aonde congregamos. Estou bem com todos, falo com todos, às vezes até almoço na casa de alguns. A paz do Senhor aqui, uma paz do Senhor ali, mas olha lá que mesmo nas congregações não é esta unidade toda, porque existem os lobos disfarçados de cordeiro, os Sambalates e Tobias, os maldizentes, ufa! Mas mantemos a postura de que somos unidos.
A nossa unidade enquanto igreja de Jesus deve ir além de um “a paz do Senhor”, além de encontros, retiros, reuniões dominicais ou de uma boa eloqüência, ou uma pregação digna de aplausos.
O Grande desafio nosso e o grande desejo do Senhor Jesus para nós enquanto discípulos é que sejamos um só ser n’Ele como testemunhas unidas na poderosa realidade do amor de Deus.
De que maneira eu e você estamos contribuindo para a unidade do Corpo de Cristo?
Há algo precioso que podemos fazer e que certamente contribuirá de forma tremenda para essa realidade de unidade do Corpo de Cristo:
Orar por outros irmãos que são da nossa congregação e de outras congregações, de outros estados e nações,

Evitar os mexericos e as fofocas,

Ensinar ao outro aquilo que aprendemos no Senhor,

Investir nosso tempo e os nossos recursos no Reino,

Exaltarmos o nome do Senhor,

Recusarmo-nos a argumentar ou tomar partido em situações que tragam divisão, 


Jesus orou por esta unidade entre nós, evidenciada na unidade entre Ele e o Pai.
Quando Jesus diz em João 15:5: “Eu sou a videira, vós sóis os ramos; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. Ele está dizendo que cada ramo vive ligado a videira e que por sua vez deverá estar unido a todos os outros ramos e agindo da mesma maneira.
O amor entre nós refletirá a união perfeita que há entre o Filho e o Pai e que assinala a obra salvífica e sobrenatural de Deus. “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. (João 13:35).
Jesus queria e quer que a expressão da Sua igreja gere um povo unificado, devemos perseverar pela unidade da mente e do coração, não nos envolvendo em divisão.
Jesus orou pela unidade de todos os cristãos daquele tempo e das gerações subseqüentes, Ele não falava de uma estrutura organizacional, mas de uma realidade espiritual que será manifesta na vida da igreja que dará testemunho sobre à Sua missão – e esta unidade da igreja alcançará o seu desfecho no céu.
“Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.
Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.
E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja”. (João 17:24-26)

Nos dias atuais a uma distorção da palavra. Unidade tornou-se egoísmo. Líderes espirituais tratam Deus como se fosse um velho caquético, desdentado, sentado numa cadeira de rodas com soro no braço e cajado na mão, interditaram Deus e pensam que podem manipulá-lo.
O que vemos é: a minha igreja opera milagres, a minha igreja determina e o milagre acontece, a minha igreja tem mais membros, a minha igreja isso, a minha igreja aquilo. Infelizmente muitos líderes têm conduzido de maneira equivocada as ovelhas do rebanho do Senhor, levando-as a uma condição materialista que foge completamente dos propósitos de Deus, e por conta disto os soldados do exército de Deus vem sendo feridos e pisoteados. Unidade tem haver com amor e cumplicidade, onde a verdade do Senhor tem de prevalecer.
A igreja de Jesus está sendo leiloada, vendida em suaves prestações, o dono da igreja está sendo despejado, a noiva está fugindo com outro.
O noivo, o dono da igreja, o cabeça da igreja vem buscar uma igreja santa, pura, sem rugas, sem mácula e sem contendas.

Que o Senhor nos ajude a sermos um no Seu amor, que derrame da Sua graça e misericórdia sobre nós para sermos o que Ele quer que sejamos e fazer o que Ele quer que façamos sem termos nenhuma vontade além da d’Ele.

No Amor do Pai que nos faz um,

David Oliveira

4 comentários:

  1. perfeita essa palavra,er o que mas prescisamos nesses ultimos tempos er ser um so cmo o pai em CRISTO er!mas infelizmente vivemos em um mundo muito individualista onde a cada dia as pessoas buscam bencaos materias,milagres,curas mas esquecem quem er que faz tudo isso.vejo que as pessoas querem bencaos mas nao querem o abencoador que er Jesus Cristo e esquecem de viver a palara se todos cristao vivessem essa palavra! que maravilha nao seria as igrejas?DEUS TE ABENCOE A CADA DIA MAS E QUE TE USE CONFORME A VONTADE DELE QUE ER BOA PERFEITA E AGRADAVEL!QUE EU POSSA VIVER ESSA PALAVRA!...

    ResponderExcluir
  2. PERFEITA! QUE EU POSSA VIVER ESSA PALAVRA !SE TODOS OS CRISTAOS VIVENSSEM ESSA PALAVRA JA PENSOU QUE MARAVILHA SERIA AS CONGREGACOES?
    MAS EU CREIO NO MELHOR DE DEUS PRA ESSA NACAO,CREIO EM UM POVO SANTO E QUE BUSCA DEUS EM ESPIRITO E EM VERDADE EM UM SO ESPIRITO!QUE DEUS NOS AJUDE A ENXERGAR E A VIVER ESSA REALIDADE QUE ER ESTA EM CRISTO VERDADEIRAMENTE.QUE DEUS CONTINUE TE USANDO MAS E MAS...

    ResponderExcluir
  3. Que o Senhor continue usando você para dizer o que as igrejas precisam ouvir.

    ResponderExcluir
  4. Analisar as palavras de Jesus é muito importante e essencial para o crescimento da Igreja de Cristo,somos um só corpo mas muitos membros...
    Devemos refletir a nossa postura como IGREJA.
    Desejo que o Senhor continue usando a sua vida David e do seu ministério de maneira gloriosa para que a verdade contida na sagrada escritura tenha a real interpretação e prática na vida de vocês e de nós leitores.

    Lendo esse texto me fez lembrar essa música SOMOS UM - Arautos do Rei

    Há poder em corações que se unem,
    Em mãos que se estendem pra servir,
    É divino receber o estrangeiro como irmão

    Neste tempo em que os homens se afastam
    Por barreiras que constroem sem sentir
    Desprezando o amor, abafando emoções,
    Vivem triste solidão

    Dá-me tua mão, vem comigo irmão,
    Em Cristo não pode haver divisão
    Dá-me tua mão, vem comigo irmão,
    Em Cristo somos um

    Somos um, somos um,
    Em Cristo somos todos um
    Somos um, somos um,
    Em Cristo somos um

    É preciso vencer as barreiras,
    Diferenças que existem entre nós,
    É preciso, de toda maneira, cantar uma só voz
    Vamos, pois, semear a bondade,
    O sorriso que conquista afeições,
    Revivendo o amor, libertando emoções,
    Pela força do Senhor

    Dá-me tua mão, vem comigo irmão,
    Em Cristo não pode haver divisão
    Dá-me tua mão, vem comigo irmão,
    Em Cristo somos um

    Somos um, somos um,
    Em Cristo somos todos um
    Somos um, somos um,
    Em Cristo somos um

    Somos um, somos um,
    Em Cristo somos todos um
    Não somos iguais,
    Mas Cristo nos faz
    Filhos de um mesmo Pai
    Então, em família
    Somos um, somos um,
    Em Cristo somos todos um
    Somos um, somos um,
    Em Cristo somos um

    Somos um, somos um,
    Em Cristo somos todos um
    Somos um, somos um,
    Em Cristo somos um

    ResponderExcluir